Com um olhar integrado da saúde, a Unimed-BH evolui comprometida em entregar as melhores soluções aos clientes e em agir de forma sustentável para o futuro de uma sociedade que priorize relacionamentos colaborativos.

Você sabe o que é ESG?

O ESG – sigla em inglês para os aspectos de Meio Ambiente (Environmental), Social (Social) e Governança (Governance) -, é fator de eficiência e competitividade, sendo uma alavanca de valores para as empresas, com impactos diretos nos resultados econômico-financeiros e na reputação das corporações.

E qual a sua importância?

O papel social está no DNA das cooperativas. Mais do que um pilar importante dentro do universo corporativo, o ESG está intimamente atrelado aos valores e à essência das cooperativas. Existe uma grande conexão das bases do ESG com os princípios cooperativistas, principalmente com a busca pela criação de valor e impacto positivo na comunidade e no meio ambiente.

Ou seja, o ESG se alinha na teoria e na prática aos sete princípios cooperativistas, que regem a nossa atuação.

  1. Adesão livre e voluntária
  2. Gestão democrática
  3. Participação econômica
  4. Autonomia e independência
  5. Formação, informação e educação
  6. Intercooperação
  7. Interesse pela comunidade
Tripé de sustentabilidade

Alinhamos nossos compromissos aos desafios globais e baseamos a nossa atuação no tripé de sustentabilidade.

Desde 2012 somos signatários do Pacto Global da ONU – Organização das Nações Unidas. Além disso, desde 2020 fazemos parte da Rede 2030 e integramos um HUB regional do Pacto Global, reafirmando os nossos compromissos com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

Entendendo o tripé da Sustentabilidade
GOVERNANÇA AMBIENTAL

Você conhece as nossas práticas de preservação do meio ambiente? As nossas iniciativas ambientais são permanentes e fazem parte do nosso compromisso com a sociedade e com as próximas gerações. Elas contemplam temas como:

  • Processos digitais;
  • Monitoramento e ações para redução de recursos naturais;
  • Descarte de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) e demais resíduos recicláveis.

Veja alguns exemplos de nossas ações:

1 Preservação de recursos hídricos: possuímos um sistema que monitora o consumo de água em tempo real em nossas unidades, com o objetivo de detectar qualquer anormalidade. Dessa forma, eventuais vazamentos ou outros problemas que causam o desperdício de água podem ser identificados e corrigidos rapidamente. A Cooperativa também adota medidas de redução do consumo, como torneiras com temporizador.

Processos digitais: para reduzir os impactos ao meio ambiente adotamos as carteirinhas e boletos digitais, a consulta online, o sistema SOL, dentre outras iniciativas.

Consulta on-line: além de ser um diferencial da Unimed-BH no atendimento aos clientes, a telessaúde também contribui para a redução de emissão de CO2 uma vez que não há necessidade de deslocamento dos clientes e dos profissionais de saúde. Além disso, há redução no volume de papel e impressões – já que as receitas e atestados médicos são 100% digitais.

4 Utilização de energia limpa: 100% da energia consumida pela cooperativa é proveniente de fontes consideradas limpas, como solar, biomassa ou pequenas centrais hidrelétricas. Também contamos com uma usina de energia fotovoltaica, responsável por uma economia significativa para a cooperativa.

5 Telhados verdes: os jardins construídos sobre as lajes do Edifício Inconfidentes e da Unidade Santa Efigênia transformam a área impermeabilizada em vegetada e minimizam os impactos ambientais da cidade.

6 Sustentabilidade no processo de logística farmacêutica: toda a compra de insumos para as nossas unidades assistenciais (materiais e medicamentos) é recebida pelo nosso Centro de Distribuição (CD) e para encaminhar esses insumos são utilizadas caixas de plástico retornáveis, evitando que mais lixo seja gerado no transporte dos itens farmacêuticos.

7 Coleta seletiva: a utilização consciente dos recursos passa também pelo descarte adequado dos resíduos. A Cooperativa conta com um processo de coleta seletiva em suas unidades. Todos os anos, são toneladas de materiais recicláveis recolhidos. As unidades assistenciais fazem o descarte adequado dos resíduos e são responsáveis pela geração de aproximadamente 90% deste volume e a área administrativa por cerca de 10%.

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Como uma cooperativa de saúde, a estrutura de governança da Unimed-BH se organiza em torno da cooperação, ou seja, na gestão coletiva de recursos, em que cada cooperado corresponde a um voto e contribui para a geração de resultados da cooperativa.

Entenda melhor…

A Diretoria Executiva da Unimed-BH é um dos órgãos de governança da cooperativa. Ela foi reestruturada com base em boas práticas de governança e com base nos principais públicos de relacionamento, sendo assim constituída:

  • Diretor-presidente
  • Diretoria de Relacionamento com o Cooperado
  • Diretoria de Gestão Assistencial
  • Diretoria de Gestão Empresarial
  • Diretoria de Mercado

Ainda na estrutura de governança contamos com Conselhos e Comitês: Conselho de Administração, Conselho Técnico-Societário, Conselho Fiscal, Núcleo de Integração com os Cooperados (Nicoop) e o Conselho do Instituto Unimed- BH, cujos membros também integram o Comitê de Sustentabilidade e Cultura.

A Assembleia Geral é o órgão soberano de decisão coletiva dos cooperado. As reuniões ocorrem no primeiro e no segundo semestre, ou sempre que for necessário. Como somos uma Cooperativa, cada cooperado participante das decisões tem direito a um voto. A participação dos Cooperados nas Assembleias é fundamental nos processos decisórios. É muito importante que, ao analisar propostas e tomar as decisões, sejam considerados os interesses da coletividade.

Contamos também com uma Assembleia de Delegados, que é constituída por Delegados eleitos das especialidades para deliberar, exclusivamente, sobre Processos Administrativos Disciplinares – PAD que julga os recursos apresentados por cooperados punidos em decorrência de condutas que infringem as normas internas. Os delegados são escolhidos pelos colegas da especialidade de acordo com a proporção de cooperados de cada uma, sendo de, no mínimo, 1 e, no máximo, 10 cooperados.

O conjunto dos Conselhos e Delegados compõe o que denominamos de Conselho Social, que é um órgão consultivo que trata e aconselha sobre os temas mais relevantes da Cooperativa a serem levados aos cooperados.

Já os Comitês das Especialidades são formados por 49 grupos no total e compostos por membros designados pelo Comitê de Administração e pela Sociedade Médica por reconhecida competência técnica. São papéis principais dos Comitês de Especialidades analisar a incorporação de tecnologias e dar apoio técnico ao Conselho de Administração em questões específicas da especialidade.

Nosso organograma

Veja o que norteia nossos princípios éticos, íntegros e conformes.

Nos baseamos em políticas que garantem o fortalecimento de uma cultura ética e com processos de compliance que direcionam nossos processos e a transparência em nossa conduta.

1 Código de Conduta e Relacionamento: estabelece valores e princípios éticos da Unimed-BH aplicáveis a todos os públicos com os quais nos relacionamos.

Políticas Corporativas: estão distribuídas em 4 eixos principais e disponíveis em nossos canais de comunicação. São eles: conduta, processos e operações, relacionamento e assistência.

Canal Confidencial: canal para comunicação segura e, se desejada, anônima de condutas consideradas inadequadas, como práticas de fraude e corrupção, lavagem de dinheiro, assédios moral e sexual e discriminações diversas.

4 Ouvidoria do Cooperado: canal de segunda instância de atendimento exclusivo aos nossos médicos cooperados, empenhado em solucionar suas demandas de forma imparcial e independente. O acesso pode ser feito através do site do cooperado.

5 Auditoria Corporativa: essa área compõe o sistema de monitoramento dos controles internos da Cooperativa e atua de forma independente, estando ligada diretamente à Diretoria. Dentre suas atividades estão: avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência das rotinas e processos da Cooperativa e identificação de falhas e oportunidades de melhorias nos processos de gerenciamento de riscos, controles e governança corporativa.

Além disso, contamos com uma área de Governança e Compliance que cuida da gestão das normativas e regulamentações.

Outras instâncias de governança corporativa são: o Comitê de Sustentabilidade e Reputação e o Comitê de Gerenciamento de Crises. São grupos que atuam de forma estratégica na cooperativa, resguardando a nossa imagem e reputação.

GOVERNANÇA SOCIAL

Instituto Unimed-BH: você conhece o nosso braço social?

Associação sem fins lucrativos e braço sociocultural da Unimed-BH, o Instituto Unimed-BH é um dos maiores programas de captação de recursos por meio de pessoas físicas do país, contribuindo com mais de 80% de todo o recurso financeiro captado de pessoa física em Minas Gerais e cerca de 30% em nível nacional.

Os projetos desenvolvidos abrangem mais de 10 municípios da região metropolitana de Belo Horizonte e são direcionados para cinco linhas de atuação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.

O Instituto conta com um Conselho Consultivo formado por cinco médicos cooperados.

Linhas de atuação e projetos em destaque
Como você pode participar

Entenda as formas disponíveis para aderir ao Programa

  1. Adesão pelo imposto de renda com isenção fiscal:
    neste caso, o valor da sua adesão (até 6%) será destinado aos projetos socioculturais aprovados pelo Conselho do Instituto Unimed- BH formado por cooperados.
  2. Doação direta (sem usar o imposto de renda):
    neste caso, a sua doação será destinada à realização dos projetos sociais pelo Instituto Unimed-BH. O valor mínimo é a partir de R$ 500.

Você ainda tem opção de fazer a renovação automática. Veja como:

Ao escolher essa alternativa, sua adesão será renovada automaticamente durante 5 anos seguidos, conforme a opção escolhida (adesão via Imposto de Renda ou adesão direta) e você ainda soma 10 pontos extras no Programa Participação Pontuada.

Relembre toda a pontuação que você pode garantir ao fazer a sua adesão:

A sua adesão e participação nos eventos ao longo do ano podem render até 70 pontos no Programação Participação Pontuada. Saiba mais sobre a Participação Pontuada clicando aqui.

Sabe como se tornar um incentivador?

Você pode entrar em contato com sua analista na Gerência de Relacionamento com o Cooperado (GRCO), via Site do Cooperado ou pelo telefone: 31 3229.5454. O Instituto também faz campanhas ao longo do ano em que é possível aderir ao programa.

Outras formas de participar das iniciativas do Instituto
  • Doação do voucher de aniversário
  • Participação das Campanhas de arrecadação para as doações do Abraço do Bem (ações em parceria com as instituições sociais cadastradas no Instituto Unimed-BH)
  • Atuação como voluntário em ações sociais nas comunidades e instituições parceiras (basta se cadastrar no banco de voluntariado do Instituto Unimed-BH)
  • Ser instrutor no Programa Jovens Profissionais
Como participar dos grupos artísticos voltados aos médicos cooperados
  • Coral Unimed-BH
  • Bloco Saúde (grupo de percussão formado por médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH).
  • Projeto Dança a Dois (aulas de dança de salão)

Os grupos têm vagas limitadas. Os alunos matriculados precisam cumprir a carga horária de presença e de apresentações mínimas.

As oportunidades são divulgadas pelo IUBH em editais para seleção, no caso do Coral. As vagas para as demais iniciativas são divulgadas nos canais de comunicação da Cooperativa.

Políticas de Patrocínio

O Instituto conta com um Conselho Consultivo, responsável por sugerir, acompanhar e divulgar atividades e resultados. A política de patrocínio está disponível aqui.

Clique aqui para conhecer as fontes e como os recursos são geridos.

Como se dá a seleção dos projetos patrocinados?

A seleção de projetos é orientada pela Política de Patrocínio do Instituto Unimed-BH, que considera: regularidade legal do proponente, realização do projeto na área de atuação da cooperativa, incentivo e fomento à produção local e prioridade à continuidade dos projetos apoiados.

É vedado patrocínio a projetos que tenham cunho político-partidário, discriminatório e/ou religioso. Inclusive essa é uma cláusula de contrato assinado por todos os proponentes no ato do patrocínio.

Existem critérios de pontuação para avaliação dos projetos.

Saiba mais

Ações de diversidade e inclusão

Somos uma empresa que busca promover, continuamente, o cuidado e o respeito em cada ação. Por isso, valorizamos a diversidade e a inclusão.

Periodicamente realizamos capacitação de colaboradores para atendimento em libras, inclusive no serviço de Consulta On-line. Também fomos uma das primeiras operadoras de planos de saúde do Brasil a reconhecer a união homoafetiva.

Principais frentes de atuação
Abrir o chat
💬 Precisa de ajuda?
Olá! Desejo mais informações sobre o Book do Cooperado!